Orientações aos Pais, como conversar com meu filho sobre a MOMO.



1.      passo: Oriente dizendo o que ela é.                  
Momo quer dizer ?
substantivo masculino
HISTÓRIA DO TEATRO
Segundo a pagina, o Google, na península Ibérica, da Idade Média ao sXVI, encenação com máscaras e um escasso texto que servia de chave à intenção simbólica ou galante de cada máscara.
Esgar que imita máscara grotesca, ou trejeito, momice de bufão.
FIGURADO (SENTIDO)•FIGURADAMENTE
Ato de ridicularizar; zombaria, mofa.

Momo é um apelido dado à escultura de uma jovem mulher com longos cabelos negros, grandes olhos, um largo sorriso e pernas de pássaro.
Em 2018, sua imagem ficou associada a uma lenda urbana envolvendo um número de telefone do WhatsApp que envia mensagens perturbadoras para aqueles que tentam entrar em contato com ela. 
Após o alerta sobre a Momo, a estranha criatura sumiu da internet por alguns meses, retornando em fevereiro de 2019, desta vez atrelada a um desafio viral que surgiu no Whatsapp.
O desafio se assemelha ao antigo “Desafio da Baleia Azul”, que foi acusado de promover suicídio e atos de violência entre crianças em todo o mundo.
Mas de onde veio essa criatura?


A imagem do momo perfil da “Momo” não é uma pessoa, muito menos um espírito. É uma escultura foi criada pela empresa japonesa de efeitos especiais Link Factory, que depois foi exposta em um museu localizado no distrito de Ginza, em Tóquio.
SEGUNDO A PAGINA,(https://www.dicionariopopular.com/momo/)
      2 passo: informe o que é uma lenda e como as lendas se formam!

Lenda urbana

Segundo a Wikipédia, a enciclopédia livre: Lendas urbanas, mitos urbanos ou lendas contemporâneas são pequenas histórias de caráter fabuloso ou sensacionalista, amplamente divulgadas de forma oral, por e-mailsou pela imprensa e que constituem um tipo de folclore moderno. São frequentemente narradas como sendo fatos acontecidos a um "amigo de um amigo" ou de conhecimento público.
Muitas delas já são bastante antigas, tendo sofrido apenas pequenas alterações ao longo dos anos. Muitas foram mesmo traduzidas e incorporadas a outras culturas. É o caso, por exemplo, da história da loira do banheiro, lenda urbana brasileira que fala sobre o fantasma de uma garota jovem de pele muito branca e cabelos loiros que costuma ser avistada em banheiros, local onde teria se suicidado ou, em outras versões, sido assassinada.
Segundo (https://pt.wikipedia.org/wiki/Lenda_urbana)

      3.      Passo: informar e a segurar que tudo é fabula e que não há porque ter medo!

É de estrema importância que cada pai e mãe oriente sem filho e veja que tipo de programação os mesmos estão assistindo, 
seja na TV, 
seja na interne-te,
ou mesmo no youtube, pois a criança não faz seleção do que e verdadeiro ou falso vão absorvendo tudo que ouve e ver como informações, sem descartar o que é útil ou inútil.

Sintomas que as crianças podem estar apresentando por estarem assistindo coisas que causam grande impacto emocional.
Crianças que passam a ter medo de tudo;
Tem dificuldades em ficar sozinha em um lugar mesmo que seja em casa;
Medo de escuros repentinos;

Sonos noturnos agitados como gritos, falar dormindo ou acordar chorando no meio da noite são sintomas de que eles podem esta vendo ou vivenciando situações que tenham forte impacto emocional sobre os mesmos.

Outros sinal e durante o ato de brincar, na brincadeira e comum a criança balbocea ou fala determinadas palavras ou frases que relatam situações que a mesma teve contato e proporcionou impacto emocional para a mesma, isso ocorre com filmes músicas basta o pai ou a mãe colocarem a palavra que o filho falou no youtube que a mesma vai ter conhecimento do que se trata.

Em alguns casos a orientação de um profissional e importante, afim de livra-se de dificuldades emocionais mais graves como alterações do comportamento ansiedade, fobia, depressão e outros.

Psicólogo clínico Amon Alencar (92) 991737423. atendimento online em experimento.

Postagens mais visitadas