Receita para a felicidade

Muitas pessoas afirmam que não há uma receita para a felicidade, porém, a partir deste instante tudo poderá ser diferente.
Se observarmos algumas culturas, facilmente veremos que eles têm características diferentes, ou seja, possuem características que os permitem ser mais felizes do que outras culturas. Por exemplo, se compararmos uma aldeia indígena onde há, muitas das vezes, simplicidade e/ou uma magia explicada pelo fato de viverem em constante comunhão com a natureza (entendendo-a e cuidando-a), pode trazer consigo uma qualidade de vida melhor e uma sensação de felicidade, porém nada impede que alguns membros não sintam-se da mesma forma. Em contrapartida, podemos observar em uma sociedade capitalista, que o lucro e o sistema te obrigam a sempre se mover e ser o melhor, instaura-se assim, a competitividade e uma insaciedade sem fim, pois cada vez mais tal sociedade te proporciona necessidades cada vez maiores, e o desejo em SER e TER acaba se tornando maior do que quaisquer emoções. A ideia fixa de ser feliz só “se eu tiver...” ou “quando eu chegar lá...”, faz com que esqueçamos do mais importante que é, o que somos verdadeiramente, e o que fazemos para alcançarmos nosso objetivo.
Fazemos da felicidade um ponto de chegada e nunca um ponto de partida, e para ser feliz é simples, basta seguir esses dois passos:
Ø  O primeiro é a Aceitação;
 Aceite quem e o que você é... Entenda onde está e o que está fazendo. Saiba que você é o único que pode mudar a sua vida para melhor ou para pior, é você quem decide. Ninguém mais é responsável por suas escolhas, além de você mesmo, e mesmo que você decida não fazer nada, ainda assim você escolheu não fazer escolhas.
Ø  O Segundo é a compreensão;
Não queira compreender o mundo, entenda apenas o  seu, controle aquilo que você realmente possui o controle...seu próprio mundo, seu eu inteiro, sua raiva, seu medo, sua tristeza, sua vaidade. A ignorância ao tentar mudar o mundo, o que você não pode “o outro”. Já dizia um grande pensador anônimo – “Buscando mudar o mundo? Mude o seu!”
Ninguém tem culpa pelo que você está sentindo agora, portanto aprenda a reconhecer suas emoções e saiba como lidar com cada uma delas. Se está com medo diga: eu estou com medo! e, pergunte: do que eu estou com medo? Reconheça quando estiver com raiva e entenda por que razão você está sentindo raiva. Se está se sentindo triste, entenda a razão da tristeza e veja o que você pode fazer para mudar esta tristeza, se é sua, aceite, entenda e resolva, se é pelos outros, compreenda que nada pode ser feito a não ser aceitar, e buscar algo diferente do que antes estava sendo feito. Mude seus planos! Pois na vida nada é como queremos, simplesmente é e pronto.
A Alegria é uma das mais belas emoções, uma sensação de bem estar e de auto confiança, sentir-se alegre é uma dádiva... E, geralmente acontece quando, surpreendentemente, surge algo bom do qual você não esperava ou imaginava, ou quem sabe você esperava, no entanto já não tinha mais certeza/fé de que chegaria para você, e, esse momento acaba se tornando único e especial... Portanto, guarde em sua memória tal momento/sentimento, para que possa trazê-lo “à tona” quando sentir mágoa, raiva, dor... se concentre nesse estado (o qual se sentiu quando estava alegre), mantenha o controle, para que ele venha se sobrepor, seja qual for o sentimento que queira desmoroná-lo (a).
Proponho um teste rápido. Veja alguém gargalhando e logo você também estará rindo, e o melhor, se você  permitir, o seu estado de humor estará melhor.

Guarde as boas sensações, as leve com você o tempo todo. Siga sua jornada vivendo um dia de cada vez, entendendo que ninguém precisa mudar para você ser feliz, e que a felicidade está única e exclusivamente em você, e a partir disso, as coisas ao seu redor parecerão bem mais fáceis.

Se você estiver com dificuldades em descobrir suas emoções, consulte um especialista.

Psicólogo Amon Alencar
Tel.: (92) 99173-7423 (Whatsapp)

Postagens mais visitadas