Isolamento Social ou afastamento Social?


O Ser humano não é uma ilha, ele não nasceu para ser isolado "viver sozinho", e qual quer tipo de isolamento tende a ser visto como algo que precise de cuidado e atenção!

Muitas vezes para alguns torna-se difícil a interação social, "a timidez a ansiedade, entre outras fobias", tornam-se barreiras que dificultam esta interação, porem extremamente necessário para nossa saúde emocional.

Nossas relações sociais influenciam diretamente na formação de nossa personalidade, nossa cultura, entre outros fatos que se tornam parte da estruturação de nossa Saúde Mental, no momento que pra de ocorrer o indivíduo se tranca dentro de sua própria mente, e tudo passa a ter significado e sentido diferente do que realmente é.

Isolamento social ocorre quando o sujeito passa a se trancar em seu quarto por horas ou o dia todo, usa fones de ouvido por horas mesmo na presença de outras pessoas reunião ou mesmo jantar familiar, a conversa com seus pais ou familiares, são sempre monossilábicas, Sim, Não, já, ok, etc.. ou resumem a grunhidos e gestos, assim o sujeito, afasta-se de todo e qual quer contato social, caracterizando assim o isolamento social sendo voluntaria ou involuntariamente.

este isolamento pode ocorrer de várias formas e todas elas são prejudiciais a integridade física, mental e emocional.
A primeira forma, o indivíduo passa a deixar de sair, passa a preferir programas mais calmos e por vezes em ficar só, deixa de encontrar amigos e colegas, sem sedar conta de sua mudanças de comportamento, até que alguém fale sobre.

Segunda forma, e voluntario o sujeito deixa de ir ao encontro com amigos familiares, optar por ficar só aponta a solidão como algo suficientemente bom para ele.

Na terceira forma de isolamento o sujeito é forçado ou obrigado, por uma outra pessoa a manter-se isolado, com ou sem consentimento, usando como argumentos a ameaça ou a força física, ou por ameaças psicológicas, promove o isolamento de forma forçada.

Fatores que mais promove o isolamento, são muitos variáveis, podem ser, por mal-estar social causado muitas vezes por experiências ruis com outros relacionamentos, ou por dificuldades como: Gagueira, Autoestima,  depressão, são pretextos usados para não criar vínculos e nem fazer novas amizade, comprometendo as relações sociais.

Porque e tão importante o convívio social?

E por meio do convívio social que estabelecemos regras e contratos com nosso pares, isso permite que estruturemos relações saudáveis, permitindo que nós tornemos seres sociáveis, o relacionamento social está além de sair com amigos depois do trabalho ou se reunir ou ter companhia para ir a algum evento social, são as relações interpessoais que nos tornam pessoas melhores, com os outros trocamos experiências promovemos intercâmbios culturais entre outras diferenças que estão no outro. sendo estas diferenças que permitiram aprendermos a lidar com o mundo a nossa volta, nos proporcionando um autoconhecimento uma vez que percebemos traços de nossas personalidades nos outro.
Já o isolamento é visto como o oposto! ele aliena limita e reprime emoções sentimentos promovendo uma distorção da realidade e alterando a percepção de si e do outro, o ato de se isolar proporciona uma série de dificuldades emocionais bem como dificuldades físicas como as cardiovasculares.
Você tem 3 maneiras de combater o isolamento social!
1°. Vença seus medos, abra-se para novas experiencias é permita-se relacionar-se com o outro, mesmo que se sinta inseguro, veja com naturalidade e com a vida do ser humano.
2°. Saia de sua casa, por qual quer razão que seja.
Primeiro saia de onde mais você costuma ficar, crie rotinas, levante-se tome café, faça sua higiene, saia até o portão e procure observar seus pensamentos e compare com a realidade a sua volta, não acredite fielmente em seus pensamentos muitas vezes estão acorrentados ao medo e a inseguranças e por estas e outros que nos sentimos inseguros, em tomar esta decisão.
3°. Busque ajuda de um profissional de saúde mental que é o psicólogo ele pode te ajudar a criar formos de enfrentar o mundo,

Hoje já é possível acessar um psicólogo sem sair de casa, experimente!

Mande uma mensagem e agende sua hora pelo zap 55- 92 – 991737423. Amon Alencar seu psicólogo de hoje de amanhã e de sempre.


Postagens mais visitadas